achocolatati: (fancy)
[personal profile] achocolatati
Bem, eu li este texto aqui ontem. Achei parcialmente certo, e parcialmente exagerado.

Em relação a Equestria Girls, aposto que o material de marketing (trailer e sinopse) foram feitos para atrair garotinhas. O negócio do "real girls" não se refere a "garotas de verdade precisam ter amor por moda/querer ser rainhas do baile", e sim um modo de falar para criancinhas que "agora elas vão ser humanas que vão à escola, assim como vocês". Uma das ideias originais de MLP era de que as pôneis podem ter personagens realísticas, mesmo vivendo em um mundo diferente; mas, hey, é um material de propaganda para um desenho para garotas. Infelizmente, este tipo de propaganda não investe em coisas legais que podem atrair outros públicos.

Mas esta postagem não é sobre isso; e sim sobre porque Twilicorn é um modelo ruim para as garotinhas.

No texto linkado no primeiro parágrafo, a autora diz que a mensagem de tudo o que Twilight faz é recompensado no fim com ela sendo transformada em uma princesa é ruim; o que faz vários comentaristas utilizarem réplicas como:

"A Lauren já planejava isso antes!" (Pois a Lauren Faust originalmente planejou que a Twilight seria a sucessora da Celestia;)

"A Twilight teve que estudar bastante pra se tornar uma princesa!"

"Uma princesa em MLP não é só alguém que se casa com um príncipe e é feliz pra sempre, e sim alguém com responsabilidades governamentais."

"Não sabemos se a Twilight vai continuar princesa, já que temos a 4ª temporada." (Já que foi confirmado que o início da 4ª temporada seria como se fossem as partes 2 e 3 de MMC.)

Er, pois é, tem tudo isso. Entretanto, ao meu ver, não é a Twilight virar princesa o problema em si, e sim como ela virou. Como eu já disse neste texto sobre o episódio Magical Mystery Cure, Twilight não aprendeu muita coisa neste episódio nem teve escolha sobre seu destino. É esta a parte ruim.

Na 1ª temporada, em geral, a unicórnio aprende lições sobre como lidar com diferenças e amizades, em geral. Ela também aprende várias lições tiradas de situações que suas amigas vivem, afinal isso é importante para o começo de seus estudos sobre a amizade. Na 2ª temporada, Twilight aprende a não se estressar demais e a confiar mais em si mesma (no final). Na 3ª temporada, ela aprende que o mais importante é fazer o que deve ser feito, sem se preocupar em "passar no teste" (TCE) ou em jogar limpo (MD). No episódio Games Ponies Play, Twilight aprende de Cadance uma técnica para relaxar (embora eu não tenha certeza de que ela será utilizada no futuro).

Porém, em Magical Mystery Cure, não me parece que a unicórnio aprendeu sua lição final. Twilight descobriu que, com a magia da amizade, o feitiço de trocar os destinos dos Elementos da Harmonia pode ser desfeito. Só que isso não faz com que ela esteja pronta para ser uma princesa; as ações que ela fez desencadearam outras, mas não mostram um crescimento na personagem. Não é reconhecendo a magia da amizade que Twilight mostra que absorveu as melhores características de suas amigas, o que a faz pronta para governar Equestria.

A mensagem ruim não é que "as garotas boas/estudiosas/com várias amigas viram princesas, e este deve ser seu objetivo na vida", e sim que "se seu destino é ser importante, você vai ser importante, não importa o quanto você realmente está pronto ou quer isso". Isso até pode ser relacionado com as marcas trocadas: os destinos das amigas de Twilight foram trocados, e elas nem tentaram fazer outra coisa, mesmo sendo infelizes e fracassadas nas tarefas que lhes foram destinadas. Claro, utilizaram isso para efeito de comédia (já que não teve tanto tempo assim para as situações de cada pônei serem analisadas a fundo), mas no "universo trocado", elas já estavam com aquele destino desde potras.

Eu acredito que a 4ª temporada vai mostrar um ângulo relativamente realístico da vida de Twilight como princesa, e que ela provavelmente vai voltar "ao normal" no fim do 2º episódio. Entretanto, acho que Magical Mystery Cure nunca será completamente redimido.
From:
Anonymous( )Anonymous This account has disabled anonymous posting.
OpenID( )OpenID You can comment on this post while signed in with an account from many other sites, once you have confirmed your email address. Sign in using OpenID.
User
Account name:
Password:
If you don't have an account you can create one now.
Subject:
HTML doesn't work in the subject.

Message:

 
Notice: This account is set to log the IP addresses of everyone who comments.
Links will be displayed as unclickable URLs to help prevent spam.

Profile

achocolatati: (Default)
Tati Sant'Anna

August 2013

S M T W T F S
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Most Popular Tags

Style Credit

Expand Cut Tags

No cut tags
Page generated Sep. 21st, 2017 09:01 pm
Powered by Dreamwidth Studios